Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

MUDANÇAS...como você lida com elas?






Você já deve ter passado por diversas situações de mudanças, caóticas ou não, esperadas ou não, mas com certeza foram por meio dessas experiências que você adquiriu novos instrumentos e aprendizados na sua vida. Sentiu-se mais forte, desenvolveu novas habilidades e adquiriu novas virtudes, sem perceber sobre este amadurecimento no momento do processo.

Mudanças quando acontecem, sem dúvida nenhuma, é uma passagem de luz para um próximo estágio do nosso crescimento humano, e o grande presente de tudo isso é quando percebemos o bem que esta transformação fez para a nossa alma.



ANÁLISE DA ESCRITA







Pode se dizer que a escrita revela traços da personalidade. Podemos analisar uma escrita mais fechada, outra mais aberta, uma inclinada para esquerda, outra para direita, rabiscos, desenhos, enfim qualquer traço, seja ele forte ou não, tem um significado especial, porque cada pessoa revela na escrita a sua identidade, a sua energia física e espiritual.

São os psicólogos portanto que no final do século XIX descobrem a originalidade dos desenhos infantis e publicam as primeiras 'notas' e 'observações' sobre o assunto. De certa forma eles transpõem para o domínio do grafismo a descoberta fundamental de Jean Jacques Rousseau sobre a maneira própria de ver e de pensar da criança.

Ao final do seu primeiro ano de vida, a criança já é capaz de manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, fase conhecida como dos rabiscos ou garatujas (termo utilizado por Viktor Lowenfeld para nomear os rabiscos produzidos pela criança).

O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos.

No início, a criança trabalha sobre a hipótese de que o desenho serve para imprimir tudo o que ela sabe sobre o mundo.

O desenho está também intimamente ligado com o desenvolvimento da escrita.

Com todo aprendizado no decorrer dos estágios de sua vida, o adulto carrega consigo a energia da sua alma, a bagagem territorial, a sua personalidade, e essa unificação é transmitida na escrita, no desenho e na assinatura do indivíduo, a qual pode ser analisada.

Qual é o objetivo da análise da escrita, desenho e/ou da assinatura?

Como foi dito acima, o adulto carrega consigo, a sua bagagem territorial e espiritual, e é através da escrita que podemos decifrar o estado pessoal de sua vida. Normalmente o indivíduo que procura a análise da assinatura, sente-se a necessidade de compreender alguns setores de sua vida que estão sem foco, seja no aspecto emocional, profissional, social, etc.

A leitura nos ajudará a enxergar com clareza aquilo que a pessoa precisa despertar conscientemente para que a sua vida tenha um direcionamento.

PAZ E PACIÊNCIA








Percebi que duas palavras devem nos acompanhar diariamente, uma é a Paz que ao sentir dentro de nosso coração acompanhada daquela Luz divina, nos acalma, nos tranqüiliza e nos mantem serenos para prosseguir e perceber tudo que está acontecendo a nossa volta, e a segunda é a Paciência que nos permite perceber que todos os momentos da nossa trilha são importantes para o nosso crescimento integral, ou seja, quando conseguimos enxergar que estamos neste lugar, neste momento, e passando por tal situação, é porque precisamos enfrentar esta situação com calma, paciência e tranqüilidade na alma, no pensamento e na vida, para podermos por seguinte vivenciar o que tanto almejamos. Nesta caminhada percebemos vários sinais, situações e vozes internas e externas, e quando acreditamos no Ser Superior, posso dizer e afirmar, que tudo na nossa vida se transforma, porque somos capazes de perceber que "ele" nos direciona, nos encaminha, e nos alimenta a alma quando nos entregamos a ele, por pensamentos, palavras, atitudes, escritas, e orações, assim nossa caminhada se torna mais real, e com mais sentido de viver, pois nos entregamos mais aos outros, amamos mais e com certeza recebemos mais de Deus.

DICAS PARA UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL






  • Comunicação – Expresse seus sentimentos
  • Seja carinhoso – Diga “eu te amo”
  • Seja companheiro – Esteja verdadeiramente com seu marido/esposa
  • Compartilhe dos mesmos interesses – Esportes, Hobbies, passatempos artísticos...
  • Partilhe dos mesmos valores com seu marido/esposa - (dinheiro, crianças, sexo, religião)
  • Compartilhe a chama particular e especial da relação que existe entre “marido e mulher” – Relação sexual.
  • Relação Familiar – Os papéis desempenhados entre marido e pai e mãe e esposa são inter-relacionados.
  • Relacionamento Social – O casamento é uma relação social que se expande e fortalece á medida que o seu amor contagia as outras pessoas que o circundam.
  • Os Negócios – Devem ser administrado em conjunto.
  • Reavaliação – A importância da troca conjunta entre o casal em reavaliar idéias sobre o progresso de sua relação matrimonial, sendo fundamental para descobrir a necessidade de alguma correção na rota.

MEDO...







  • Você já sentiu medo alguma vez?
  • Que tipos de medo você sentiu?
  • Quando esses medos surgiram?
  • Eles aparecem com freqüência?
  • Como você lida com eles?

    Tipos de medo:
  • Agorafobia – medo de lugares públicos ou espaços abertos
  • Aracnofobia – medo de aranha
  • Claustrofobia – medo de espaços fechados
  • Decidofobia – medo de tomar decisões
  • Androfobia – medo de homem
  • Gamofobia – medo de casamento
  • Eclesiofobia – medo de igreja
  • Afania - medo de perder a capacidade sexual
  • Aerofobia – medo de avião

    Tenha em mente que muito do que sentimos é originado em coisas que pensamos, mas não notamos, isto é, estão inconscientes - reagimos e tomamos decisões influenciadas por algo que não sabemos que está lá.

    Modifique o pensamento – Exercício de conscientização
    Para isso, tire a atenção dos sintomas corporais e direcione-a para imagens e sons internos, diretamente ou por meio de perguntas:
  • medo de quê?
  • O que pode acontecer de potencialmente ruim?
  • O que estou imaginando?
  • Quais são as possíveis decorrências desagradáveis da situação atual?

Com a prática do exercício de conscientização você naturalmente sentirá seu corpo mais leve e sua mente mais tranquila!

DEPRESSAO








O que é Depressão?
A Depressão é um Transtorno de Humor grave e frequente.
É uma patologia do humor que necessita ser identificada – diagnosticada e tratada.
Á prevalência do transtorno depressivo é de 50 a 75% mais diagnosticado em mulheres do que nos homens.
As causas de tal diferença são desconhecidas, porém temos algumas hipóteses: influências hormonais, aprendizado de reações depressivas no sexo feminino, ou a maior facilidade de mulheres em expor suas emoções e procurar tratamento.

É muito comum as pessoas associarem tristeza com depressão, então vamos compreender realmente a diferença entre tristeza e depressão.

Diferença entre tristeza e depressão
A tristeza é um sentimento humano normal. Nos sentimos tristes sempre em resposta a uma perda, a um desapontamento ou fracasso. A tristeza não compromete nosso raciocínio ou desempenho. Quando estamos tristes e recebemos uma boa notícia, melhoramos o nosso humor. Por exemplo, vamos supor que Aninha está com viagem marcada, porém na véspera da viagem, soube que não poderia ir por causa de compromissos de trabalho, devido a isso, ficou mt triste, mas continuou sua vida, seu trabalho, sua rotina diária, após uma semana, já estava mais conformada e planejando a viagem para outro período. A concentrção e a disposição estavam novamente recuperadas.

Já a depressão pode se iniciar vagarosamente, assemelhando-se a uma tristeza mais intensa, acompanhada de vários sintomas, como desinteresse, alterações do apetite, e do sono, e dificuldade de concentração entre outros. Por exemplo, uma pessoa que sempre teve a vida ativa, de repente começa a se perceber mais desanimado muito inseguro para tomar decisões, no tabalho seu rendimento diminui como também em qualquer atividade, começa a notar falta de apetite, tem medo de morrer e não pensa em se matar, mas gostaria de sumir, nos finais de semana tem ficado em casa e muitas horas na cama sem dormir.

A depressão é uma doença que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento.

Como em qualquer doença, quanto maior o conhecimento do paciente sobre a depressão, mais ele pode se ajudar.

Existem vários tratamentos para a depressão. Certamente o esquema mais eficaz é a associação de psicoterapia e antidepressores, essa associação é fundamental.

Terapia
Ao lado dos antidepressivos que só podem ser receitados por médico no caso, psiquiatra, é recomendável o tratamento com uma psicóloga, que no caso entrará em contato com os apectos emocionais do paciente, buscando assim um redirecionamento para a sua vida pessoal, familiar, conjugal, social, profissional, afetiva...isso porque quando o indivíduo chega ao consultório encontra-se num vazio profundo, sem perspectiva de vida, sem sonhos, sem o controle de sua própria vida, pois a depressão limita tais controles.
Qual é então o papel da terapeuta?
Buscar junto com o paciente as causas dessa angústia, apatia, desinteresse, tristeza, desânimo, etc. E ver junto com ele que momento ele perdeu o controle de sua vida, o porque disto ter acontecido e por intermédio deste acolhimento, desta empatia entre terapeuta e paciente, fazer com que o indivíduo resgate o seu papel enquanto pessoa, no meio familiar, conjugal, profissional, social passando a ter consciência de sua importância enquanto autor e construtor de sua trajetória pessoal.

DIRECIONAMENTO









Na escuridão, o Ser humano sente-se perdido sem rumo e sem destino. A sensação é semelhante a entrada a um labirinto, e neste local, sem sinal, sem luz e e sem direção, ele se perde cada vez mais. O que será que ele realmente precisa acordar dentro dele? Que direção ele precisa enxergar para poder dar os primeiros passos? Que vícios da vida o fez ficar sem direção?

Tantas perguntas e poucas ou muitas respostas vêm a nossa mente, mas o objetivo disso tudo é parar para pensar em como você está vivendo a sua vida. Que sentido você dá a ela? O que precisa ser esclarecido para você viver verdadeiramente?