O mal de Alzheimer foi descrito pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra Alois Alzheimer, de quem herdou o nome.
A doença começa, depois da idade adulta, por uma gradativa perda da memória, antecipando-se a situações de desorientação e confusão.
Não há tratamento, atualmente, para essa progressiva deterioração mental observada principalmente em idosos.
Na medicina, enquanto não se tem um tratamento, o melhor caminho para evitar uma doença é orientar a sua prevenção.
O professor Yan-Jiang Wang, da 3ª Universidade Médica Militar, em Chongaing, China, identifica na revista "Neurology", fatores de risco para a doença.
Essas possíveis causas, que podem ser tratadas e controladas, são a hipertensão, o colesterol com nível elevado no sangue e o diabetes.
Aqueles que trataram adequadamente a pressão, o diabetes e o colesterol tiveram 39% menos possibilidade de desenvolver Alzheimer em relação àqueles que não se trataram.
Os idosos que fizeram pelo menos algum tratamento apresentaram 26% menos possibilidade de ter a doença, em comparação com os que não tiveram nenhum cuidado com seus problemas de pressão, diabetes e colesterol.
Algumas dicas importantes de como prevenir o Alzheimer, inclui também na alimentação, como: pão, trigo e outros cereais, azeite, peixe, e vinho tinto. Algumas vitaminas como a B12, B3, C ou a B9.
Atividades que exercitam a mente, como ler, escrever com a mão esquerda, disputar jogos de tabuleiro (xadrez, damas, etc.), completar palavras cruzadas, tocar instrumentos musicais, ou socilização regular, também podem agir na prevenção do mal de Alzheimer, ou no auxilio ao retardo da doença.
Tenha uma excelente semana!
Roberta,
ResponderExcluirbom dia!!
você acredita que o caminhar da vida da pessoa, suas crenças, seus valores, seus sentimentos podem ser decisivos em tudo que vamos vivenciar na terceira idade?
Eu acredito...
Muito bacana sua explicação...
Linda semana para você.
Bjs,
Suzana Drummond
Oi Roberta,
ResponderExcluirVocê sempre perspicaz em nos esclarecer sobre as intempéries da vida, né.
Gostei.
Abç
Roberta...
ResponderExcluirGosto muito das suas postagens.
Muitas dos assuntos a gente conhece vagamente. Você consegue explicar com textos simples e ajudar a muitos a se prevenirem.
Vamos plantar coisas boas agora né..enquanto a gente não tem limitação.
Nossas limitações são impostas por nós.
É ir em frente.
Um beijo..e obriogada pelos sempre comentários gentis em meu blog.
MA
Com certeza a prevenção sempre é o melhor caminho!
ResponderExcluirBeijocas super em seu coração Roberta!
Verinha