Este artigo refere-se a um modelo de abordagem, conhecida como "No Excuses" (sem desculpas), caracteriza-se por uma maior duração do dia e do ano letivo, avaliações freqüentes de professores e alunos e uma preocupação em estimular certas características de comportamento.
Vários estudos mostram que determinados atributos de personalidade e comportamento, como disciplina, persistência, motivação e autoestima, contribuem para a melhoria do desempenho educacional e reduzem a probabilidade de crianças e jovens criados em condições desfavorecidas, se envolverem com drogas e atividades criminosas.
Nos EUA, o modelo "No Excuses" tem sido utilizado principalmente em escolas "charter", que são escolas públicas com gestão privada.
Esta abordagem também é empregada pela maioria das escolas "charter" de Boston, de Nova York e do Harlem Children´s Zone, experimento que combina ações na área de educação com programas sociais e comunitários.
No Brasil, existem algumas experiências recentes que utilizam o modelo semelhante ao "No Excuses" , por exemplo, Escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco.
O que caracteriza o modelo "No Excuses" é a intervenção educacional que pode ser replicada em diferentes contextos e oferecer contribuição importante para o aumento da equidade no desempenho escolar.
Se gostou deste artigo indique essa leitura!
Tenha um bom dia!
Oi Ro..
ResponderExcluirVc sempre postando coisas bacanas!!!
Um beijo..da amiga
Ma
Oi Ro..
ResponderExcluirEstou dando um "rolê" nos blogs dos amigos.
Obrigada pelo lindo comentário em meu blog.Amei!!
"Nada se assemelha à alma como a abelha. Esta voa de flor para flor, aquela de estrela para estrela. A abelha traz o mel, como a alma traz a luz."
Victor Hugo
Beijo!!
Ma
Oi!!
ResponderExcluirPassando para lhe desejar um ótimo feriado e uma Páscoa recheada de paz e harmonia a vc e toda sua família...
Beijos
Oii, adorei seu blog, to seguindo
ResponderExcluirse puder dar uma olhadinha no meu :http://oamorhadevencer.blogspot.com/
beijos
Muito interessante o blog !
ResponderExcluirDeixo o meu aqui caso queira dar uma olhada, seguir...;
www.bolgdoano.blogspot.com
Muito Obrigada, desde já !
Hello Roberta
ResponderExcluirYou blog is nice and interesting.
Greetings, Joop
Olá..a todos vocês!!
ResponderExcluirObrigada pelos comentrários e pelo carinho. Estarei visitando a página de cada um!
Um super beijo ;)
Roberta
Parabéns pelo artigo, Roberta. Esse é o tipo de política que pode provocar revoluções e evoluções na nossa educação.
ResponderExcluirAndré - Natal.
Maravilha de texto Roberta.. tudo o que for para a melhoria da educação certamente sempre será bem-vinda as idéias e é claro as aplicações!
ResponderExcluirBeijocas super em seu coração..
Verinha
Esclarecedor, Abç, Roberta.
ResponderExcluirOi Roberta você me pediu um comentario em um artigo seu, é que demorei a ver seu comentario no meu post desculpe...este seu artigo sobre educação esta muito esclarecedor e por coincidencia estou no terceiro ano de psicologia e vamos iniciar nosso TCC no segundo semestre deste ano sendo o tema justamente educaçao.Já estou te seguindo.
ResponderExcluirbeijo.
http://escritosimorais.blogspot.com