Para você, que tem interesse a respeito do inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo, segue um breve esboço! Espero que goste!
O primeiro é a camada mais superficial, formada a partir de experiências pessoais, contendo sentimentos, percepções e recordações esquecidas ou reprimidas ao longo da vida do sujeito e,conseqüentemente, latentes à consciência.
Inconsciente coletivo complementa o inconsciente pessoal, e muitas vezes se manifesta igualmente na produção de sonhos (onírico). Desta forma, enquanto alguns dos sonhos têm caráter pessoal e podem ser explicados pela própria experiência individual, outros apresentam imagens impessoais e estranhas, que não são associáveis a conteúdos da história do indivíduo. Esses sonhos são então produtos do inconsciente coletivo, que nesse caso atua como um depósito de imagens e símbolos, que Jung denomina arquétipos. Dele também se originam os mitos.
Segundo Jung (2006), os arquétipos são estruturas que possibilitam a manifestação de imagens universais, primordiais, existentes há milhares de tempos. A capacidade de possuir essas imagens é hereditária e é essa hereditariedade que explica a repetição de certos motivos de maneira idêntica em todo o mundo. Mas os arquétipos também representam a força ou a tendência de fazer com que essas repetições ocorram.
Segundo Jung (2002), a concentração de energia dos arquétipos pode estar a serviço de levar as pessoas a fazerem feitos coletivos.
Gostei do texto
ResponderExcluirbjus
http://www.sanrodriguess2.blogspot.com
Bom dia passei só para dar-te um BOM DIA! bjin
ResponderExcluirInteressante esse post Roberta.. a mente humana é repleta de mistérios.
ResponderExcluirUma super beijoca em seu coração..
Verinha
Roberta..muito bem colocado.
ResponderExcluirAdoro ler sobre este assunto.
O bacana [e a gente ir descobrindo o misterio..o mundo nao e so o palpavel..
Um beijinho carinhoso!
Ma Frreira