Na escolha da escola ideal para seu filho, os pais, na maioria das vezes, ficam em dúvida, sobre qual é a linha pedagógica mais adequada para cada criança.
Para esta escolha, é importante que os adultos saibam algumas dicas valiosas e que vão orientá-lo nesta busca.
1- A escola é uma parceira no processo educacional e não a única responsável pelo aprendizado.
2- Pai e mãe, independentemente de viverem juntos ou não, devem optar conjuntamente pela escola na qual desejam matricular seus filhos - eles precisam saber que a escolha foi consensual.
3- Como cada criança é única, os pais devem conhecer bem seus filhos e, em alguns casos, optar por instituições diferentes para cada uma delas.
4- É importante acompanhar a evolução escolar e dar oportunidade para que eles desenvolvam características próprias.
5- É importante que a linha pedagógica adotada na escola seja parecida com o estilo de educação aplicado em casa.
6- Após a escolha, é importante que os pais visitem as instituições no período das aulas e nos intervalos.
7- É indicado olhar o material e verificar como cada matéria é trabalhada.
8- Prestar atenção quanto as condições de limpeza, infraestrutura - proteção de tomadas, janelas e mobiliário-, funcionamento, tempo em que os alunos passam sentados, quais são as atividades propostas, o que é realizado no intervalo e quais faixas etárias são reunidas nesse período.
Para você que tem interesse em conhecer as principais linhas pedagógicas, confira abaixo:
- Tradicional
- Baseada no aprendizado e na transmissão da informação. Escolas tradicionais estão mais preocupadas em transmitir conteúdo, e o sistema de avaliação procura aferir a quantidade de informação absrovida pelo aluno.
- Montessori
- Linha norteada por três princípios: educação como ciência, para a humanizaçãoi, e autoeducação. A criança deve desenvolver sozinha seu potencial. Algumas adotam a autoprogressão e não agrupam os alunos por séries.
- Waldorf
- Baseia-se no desenvolvimento humano, que ocorreria por ciclos. Assim, prega o desenvolvimento global, harmonioso e interligado às esferas física, emocional e espiritual da criança.
Construtivista
Defende que a criança deve buscar soluções próprias e, a partir daí, construir o conhecimento. Nessas instituições, o professor não é um puro transmissor de cultura, mas sim um incentivador de sua busca.
Boa Sorte!
Tenha um ótimo dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário