A TPM é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher, podendo afetar a mulher na esfera biológica, psicológica e social.
Atualmente, a tendência é acreditar que a função fisiológica do ovário, seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central.
O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos.
Os sintomas mais comuns incluem:
DESCONFORTO ABDOMINAL, MASTALGIA CEFALÉIA, FADIGA, IRRITABILIDADE, TENSÃO, HUMOR DEPRIMIDO, HUMOR LÁBIL, AUMENTO DO APETITE, ESQUECIMENTO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, ACNE, HIPERSENSIBILIDADE AOS ESTÍMULOS, RAIVA, CHORO FÁCIL, CALORÕES, PALPITAÇÕES e TONTURAS.
Deve ser realizado um controle objetivo do ciclo menstrual (através de um diário) pelo período mínimo de dois ciclos. Devem ser excluídos outros transtornos como hiper ou hipotireoidismo, perimenopausa, enxaqueca, fadiga crônica, síndrome do intestino irritável ou exacerbação pré-menstrual de doenças psiquátricas; depressão, que pode se intensificar nesse período (magnificação pré- menstrual).
O tratamento medicamentoso inclui o manejo específico de cada sintoma e deve ser individualizado.
A fluoxetina foi à única droga que mostrou eficácia, entretanto foi aprovada pelo FDA apenas para PMDD (Forma mais severa de TPM, com prevalência dos sintomas de raiva, irritabilidade e tensão).
MEDIDAS PREVENTIVAS SÃO IGUALMENTE IMPORTANTES E INCLUEM:
Orientação: explicar que a TPM não é grave e que os sintomas podem variar a cada ciclo, |
Modificações alimentares com diminuição da gordura, sal, açúcar e cafeína (café, chá, bebidas a base de colas), |
Bom dia, gostei da sua dica sobre TPM, mas acredite, eu nao tenho isso, sou normal nesse dias como em tantos outros, acho que realmente, a nossa situação nesses dias, desconfortaveis, acaba por nos deixando irritada e pondo culpa na tal de TPM, sou mais tranquila ainda nesses dias, do que sou nosmalmente, nao entendo...bjin
ResponderExcluirRo,,adorei seu artigo. Obrigada amiga.
ResponderExcluirEra td que precisa ler.
Eu sofro com tpm. Uso fluxetima que ajuda.
Fico neurotica...at'e sei quando vou mensturar, so pelo meu estado de humor.
Sabendo fico vigilande comigo. "orai e vigiai" rsrs
Gde. beijo...bom dia!!
Ma Ferreira
Que fantástico esse texto Roberta!.. De fato esse é um mal que muitas vezes as pessoas deixam de lado sem tomar as devidas precauções, o que é um grande erro.
ResponderExcluirBeijocas super em seu coração..
Verinha
Ops.. tem presentinho lá no meu cantinho para você [:)]
Oi querida
ResponderExcluiròtimas dicas!
Toda mulher deve ser bem informada sobre TPM.
Eu passava muito mal!
Agora, estou livre kkkk
Beijinhos
Mônica
passando para deixar um beijo e te agradecer o carinho...te seguindo
ResponderExcluirRo..passei pra te dar um oizinho!!
ResponderExcluirUm beijo!!
Ma