Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

INCONSCIENTE PESSOAL E INCONSCIENTE COLETIVO







Para você, que tem interesse a respeito do inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo, segue um breve esboço! Espero que goste!

É do conhecimento de muitos a grande contribuição de Freud no que se refere ao conceito de inconsciente, inicialmente considerado o depositário de conteúdos reprimidos e/ou esquecidos pelo ego. Jung, posteriormente,complementou esta idéia ao atribuir duas camadas ao inconsciente,diferenciando-as como inconsciente pessoal e inconsciente coletivo.

O primeiro é a camada mais superficial, formada a partir de experiências pessoais, contendo sentimentos, percepções e recordações esquecidas ou reprimidas ao longo da vida do sujeito e,conseqüentemente, latentes à consciência.

Inconsciente coletivo complementa o inconsciente pessoal, e muitas vezes se manifesta igualmente na produção de sonhos (onírico). Desta forma, enquanto alguns dos sonhos têm caráter pessoal e podem ser explicados pela própria experiência individual, outros apresentam imagens impessoais e estranhas, que não são associáveis a conteúdos da história do indivíduo. Esses sonhos são então produtos do inconsciente coletivo, que nesse caso atua como um depósito de imagens e símbolos, que Jung denomina arquétipos. Dele também se originam os mitos.

Segundo Jung (2006), os arquétipos são estruturas que possibilitam a manifestação de imagens universais, primordiais, existentes há milhares de tempos. A capacidade de possuir essas imagens é hereditária e é essa hereditariedade que explica a repetição de certos motivos de maneira idêntica em todo o mundo. Mas os arquétipos também representam a força ou a tendência de fazer com que essas repetições ocorram.

Segundo Jung (2002), a concentração de energia dos arquétipos pode estar a serviço de levar as pessoas a fazerem feitos coletivos.

Tenha um excelente dia!

4 comentários:

  1. Gostei do texto

    bjus


    http://www.sanrodriguess2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia passei só para dar-te um BOM DIA! bjin

    ResponderExcluir
  3. Interessante esse post Roberta.. a mente humana é repleta de mistérios.

    Uma super beijoca em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  4. Roberta..muito bem colocado.
    Adoro ler sobre este assunto.
    O bacana [e a gente ir descobrindo o misterio..o mundo nao e so o palpavel..

    Um beijinho carinhoso!


    Ma Frreira

    ResponderExcluir