Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

RESPIRE FUNDO, Respire Fundo, respire fundo...




















Pode-se dizer que é muito comum, momentos de estresse, de raiva, de mudanças de humor, de intolerância, enfim, qualquer Ser Humano está sujeito a vivenciar situações terríveis, aquela que às vezes, queremos explodir.

Por isso mesmo, dizem que tanto a Mulher quanto o Homem sofrem de TPM!

Normalmente, quando nos irritamos com o(s) outro(s), ou quando a nossa paciência está no limite, e por algum motivo, nosso sangue sobe, e nem ouvir o outro se torna possível, percebe-se que nestas situações quem está reclamando, fazendo birra é a sua criança interior, que se sentiu atacada, porque alguma lembrança do passado a qual não foi resolvida, foi relembrada, e mexeu na ferida. Por isso mesmo, seria importante dar atenção à estas questões.

Voltando para a questão da Tensão Pré Menstrual, a famosa T.P.M, que também é um assunto que requer um pouquinho de atenção, então vamos lá!

A TPM é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher, podendo afetar a mulher na esfera biológica, psicológica e social.


Atualmente, a tendência é acreditar que a função fisiológica do ovário, seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central.


O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos.


Os sintomas mais comuns incluem:

DESCONFORTO ABDOMINAL, MASTALGIA CEFALÉIA, FADIGA, IRRITABILIDADE, TENSÃO, HUMOR DEPRIMIDO, HUMOR LÁBIL, AUMENTO DO APETITE, ESQUECIMENTO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, ACNE, HIPERSENSIBILIDADE AOS ESTÍMULOS, RAIVA, CHORO FÁCIL, CALORÕES, PALPITAÇÕES e TONTURAS.


Deve ser realizado um controle objetivo do ciclo menstrual (através de um diário) pelo período mínimo de dois ciclos. Devem ser excluídos outros transtornos como hiper ou hipotireoidismo, perimenopausa, enxaqueca, fadiga crônica, síndrome do intestino irritável ou exacerbação pré-menstrual de doenças psiquátricas; depressão, que pode se intensificar nesse período (magnificação pré- menstrual).


O tratamento medicamentoso inclui o manejo específico de cada sintoma e deve ser individualizado.


A fluoxetina foi à única droga que mostrou eficácia, entretanto foi aprovada pelo FDA apenas para PMDD (Forma mais severa de TPM, com prevalência dos sintomas de raiva, irritabilidade e tensão).


MEDIDAS PREVENTIVAS SÃO IGUALMENTE IMPORTANTES E INCLUEM:

Orientação: explicar que a TPM não é grave e que os sintomas podem variar a cada ciclo,

Modificações alimentares com diminuição da gordura, sal, açúcar e cafeína (café, chá, bebidas a base de colas), fracionamento das refeições, dieta com boas fontes de cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre), diminuição da ingestão de álcool, parar de fumar, fazer exercícios regulares (aeróbicos: 20 minutos 3 vezes por semana), e manejar o estresse.

Que seu dia seja repleto de amor!

6 comentários:

  1. Bom dia, gostei da sua dica sobre TPM, mas acredite, eu nao tenho isso, sou normal nesse dias como em tantos outros, acho que realmente, a nossa situação nesses dias, desconfortaveis, acaba por nos deixando irritada e pondo culpa na tal de TPM, sou mais tranquila ainda nesses dias, do que sou nosmalmente, nao entendo...bjin

    ResponderExcluir
  2. Ro,,adorei seu artigo. Obrigada amiga.
    Era td que precisa ler.
    Eu sofro com tpm. Uso fluxetima que ajuda.
    Fico neurotica...at'e sei quando vou mensturar, so pelo meu estado de humor.
    Sabendo fico vigilande comigo. "orai e vigiai" rsrs

    Gde. beijo...bom dia!!

    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Que fantástico esse texto Roberta!.. De fato esse é um mal que muitas vezes as pessoas deixam de lado sem tomar as devidas precauções, o que é um grande erro.

    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    Ops.. tem presentinho lá no meu cantinho para você [:)]

    ResponderExcluir
  4. Oi querida
    òtimas dicas!
    Toda mulher deve ser bem informada sobre TPM.
    Eu passava muito mal!
    Agora, estou livre kkkk
    Beijinhos
    Mônica

    ResponderExcluir
  5. passando para deixar um beijo e te agradecer o carinho...te seguindo

    ResponderExcluir
  6. Ro..passei pra te dar um oizinho!!
    Um beijo!!

    Ma

    ResponderExcluir