Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

SINDROME DO PÂNICO




O nome pânico foi adaptado do grego panikon e derivado do deus Pã (figura mitológica grega). Era um ser horrendo, da cintura para baixo, um bode peludo, da cintura para cima, um homem, porém com chifres. Essa divindade era galanteadora, mas devido a sua feiúra era rejeitado.
Amedrontava camponeses e pastores com sua aparição repentina, surgindo a denominação pânico, o terror repentino.
Protetor dos pastores e camponeses, Pã teve um templo erguido na cidade de Atenas – Àgora. Neste local reunia-se um grande número de pessoas, originando-se a partir daí a palavra Agorafobia, termo utilizado para as pessoas portadoras do Transtorno do Pânico, as quais sentem medo de sofrer uma nova crise no mesmo local ou em locais de grande concentração de pessoas. Isso faz com que elas evitem esses locais e deixem de sair de casa.

Quais são os sintomas físicos de uma crise de pânico?
Os sintomas físicos de uma crise de pânico aparecem repentinamente, sem nenhum motivo aparente.

Calafrios
Confusão Mental
Desconforto abdominal
Distorção da Realidade
Dor ou desconforto no peito
Falta de ar
Fechamento da garganta
Formigamento
Medo de morrer
Náuseas
Ondas de calor
Palpitações ou Taquicardia
Sudorese
Vertigem ou sensação de desmaio

Nota-se certo desconhecimento aparente sobre o TP, por isso é fundamental, investigar, caso tenha pelo menos quatro sintomas descritos acima é recomendado procurar uma clínica especializada, para a realização de exames complementares, para ter a certeza do diagnóstico.
Após o check-up completo, e constatado a Síndrome do Pânico, a pessoa passará pelo tratamento e acompanhamento psiquiátrico/psicológico, sendo recomendado pelo médico medicamentos adequados, tais como, antidepressivos e ansiolíticos, porém os remédios dependem do organismo de cada pessoa, portanto é indicado se atentar aos sintomas de cada medicamento, até acertar o remédio ideal para seu metabolismo, com a ciência de seu médico. Acrescentando que não devemos nos automedicar.

Como lidar com a Síndrome do Pânico?
As pesquisas apontam que as pessoas portadoras do TP, não precisam temer a morte, pois, apesar dos terríveis sintomas causados nas crises do TP, não foi encontrado nenhum óbito ocorrido diretamente pelo TP. Para contornar as crises e fobias aparentes, é indicado a prática de um relaxamento autógeno.

Qualquer dúvida, e caso queira algum esclarecimento sobre o tema exposto, envie um e-mail e/ou entre em contato telefônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário