
Quem sou eu?
- Roberta
- Brazil
- Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.
Seguidores
MUDANÇAS...como você lida com elas?

ANÁLISE DA ESCRITA

São os psicólogos portanto que no final do século XIX descobrem a originalidade dos desenhos infantis e publicam as primeiras 'notas' e 'observações' sobre o assunto. De certa forma eles transpõem para o domínio do grafismo a descoberta fundamental de Jean Jacques Rousseau sobre a maneira própria de ver e de pensar da criança.
Ao final do seu primeiro ano de vida, a criança já é capaz de manter ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos, fase conhecida como dos rabiscos ou garatujas (termo utilizado por Viktor Lowenfeld para nomear os rabiscos produzidos pela criança).
O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos.
No início, a criança trabalha sobre a hipótese de que o desenho serve para imprimir tudo o que ela sabe sobre o mundo.
O desenho está também intimamente ligado com o desenvolvimento da escrita.
Com todo aprendizado no decorrer dos estágios de sua vida, o adulto carrega consigo a energia da sua alma, a bagagem territorial, a sua personalidade, e essa unificação é transmitida na escrita, no desenho e na assinatura do indivíduo, a qual pode ser analisada.
Qual é o objetivo da análise da escrita, desenho e/ou da assinatura?
Como foi dito acima, o adulto carrega consigo, a sua bagagem territorial e espiritual, e é através da escrita que podemos decifrar o estado pessoal de sua vida. Normalmente o indivíduo que procura a análise da assinatura, sente-se a necessidade de compreender alguns setores de sua vida que estão sem foco, seja no aspecto emocional, profissional, social, etc.
A leitura nos ajudará a enxergar com clareza aquilo que a pessoa precisa despertar conscientemente para que a sua vida tenha um direcionamento.
PAZ E PACIÊNCIA

Percebi que duas palavras devem nos acompanhar diariamente, uma é a Paz que ao sentir dentro de nosso coração acompanhada daquela Luz divina, nos acalma, nos tranqüiliza e nos mantem serenos para prosseguir e perceber tudo que está acontecendo a nossa volta, e a segunda é a Paciência que nos permite perceber que todos os momentos da nossa trilha são importantes para o nosso crescimento integral, ou seja, quando conseguimos enxergar que estamos neste lugar, neste momento, e passando por tal situação, é porque precisamos enfrentar esta situação com calma, paciência e tranqüilidade na alma, no pensamento e na vida, para podermos por seguinte vivenciar o que tanto almejamos. Nesta caminhada percebemos vários sinais, situações e vozes internas e externas, e quando acreditamos no Ser Superior, posso dizer e afirmar, que tudo na nossa vida se transforma, porque somos capazes de perceber que "ele" nos direciona, nos encaminha, e nos alimenta a alma quando nos entregamos a ele, por pensamentos, palavras, atitudes, escritas, e orações, assim nossa caminhada se torna mais real, e com mais sentido de viver, pois nos entregamos mais aos outros, amamos mais e com certeza recebemos mais de Deus.
DICAS PARA UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL

- Comunicação – Expresse seus sentimentos
- Seja carinhoso – Diga “eu te amo”
- Seja companheiro – Esteja verdadeiramente com seu marido/esposa
- Compartilhe dos mesmos interesses – Esportes, Hobbies, passatempos artísticos...
- Partilhe dos mesmos valores com seu marido/esposa - (dinheiro, crianças, sexo, religião)
- Compartilhe a chama particular e especial da relação que existe entre “marido e mulher” – Relação sexual.
- Relação Familiar – Os papéis desempenhados entre marido e pai e mãe e esposa são inter-relacionados.
- Relacionamento Social – O casamento é uma relação social que se expande e fortalece á medida que o seu amor contagia as outras pessoas que o circundam.
- Os Negócios – Devem ser administrado em conjunto.
- Reavaliação – A importância da troca conjunta entre o casal em reavaliar idéias sobre o progresso de sua relação matrimonial, sendo fundamental para descobrir a necessidade de alguma correção na rota.
MEDO...

- Você já sentiu medo alguma vez?
- Que tipos de medo você sentiu?
- Quando esses medos surgiram?
- Eles aparecem com freqüência?
- Agorafobia – medo de lugares públicos ou espaços abertos
- Aracnofobia – medo de aranha
- Claustrofobia – medo de espaços fechados
- Decidofobia – medo de tomar decisões
- Androfobia – medo de homem
- Gamofobia – medo de casamento
- Eclesiofobia – medo de igreja
- Afania - medo de perder a capacidade sexual
- Aerofobia – medo de avião
Tenha em mente que muito do que sentimos é originado em coisas que pensamos, mas não notamos, isto é, estão inconscientes - reagimos e tomamos decisões influenciadas por algo que não sabemos que está lá.
Modifique o pensamento – Exercício de conscientização
Para isso, tire a atenção dos sintomas corporais e direcione-a para imagens e sons internos, diretamente ou por meio de perguntas: - medo de quê?
- O que pode acontecer de potencialmente ruim?
- O que estou imaginando?
- Quais são as possíveis decorrências desagradáveis da situação atual?
Com a prática do exercício de conscientização você naturalmente sentirá seu corpo mais leve e sua mente mais tranquila!
DEPRESSAO

A Depressão é um Transtorno de Humor grave e frequente.
É uma patologia do humor que necessita ser identificada – diagnosticada e tratada.
Á prevalência do transtorno depressivo é de 50 a 75% mais diagnosticado em mulheres do que nos homens.
As causas de tal diferença são desconhecidas, porém temos algumas hipóteses: influências hormonais, aprendizado de reações depressivas no sexo feminino, ou a maior facilidade de mulheres em expor suas emoções e procurar tratamento.
É muito comum as pessoas associarem tristeza com depressão, então vamos compreender realmente a diferença entre tristeza e depressão.
Já a depressão pode se iniciar vagarosamente, assemelhando-se a uma tristeza mais intensa, acompanhada de vários sintomas, como desinteresse, alterações do apetite, e do sono, e dificuldade de concentração entre outros. Por exemplo, uma pessoa que sempre teve a vida ativa, de repente começa a se perceber mais desanimado muito inseguro para tomar decisões, no tabalho seu rendimento diminui como também em qualquer atividade, começa a notar falta de apetite, tem medo de morrer e não pensa em se matar, mas gostaria de sumir, nos finais de semana tem ficado em casa e muitas horas na cama sem dormir.
A depressão é uma doença que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento.
Como em qualquer doença, quanto maior o conhecimento do paciente sobre a depressão, mais ele pode se ajudar.
DIRECIONAMENTO
