Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

DEPRESSAO








O que é Depressão?
A Depressão é um Transtorno de Humor grave e frequente.
É uma patologia do humor que necessita ser identificada – diagnosticada e tratada.
Á prevalência do transtorno depressivo é de 50 a 75% mais diagnosticado em mulheres do que nos homens.
As causas de tal diferença são desconhecidas, porém temos algumas hipóteses: influências hormonais, aprendizado de reações depressivas no sexo feminino, ou a maior facilidade de mulheres em expor suas emoções e procurar tratamento.

É muito comum as pessoas associarem tristeza com depressão, então vamos compreender realmente a diferença entre tristeza e depressão.

Diferença entre tristeza e depressão
A tristeza é um sentimento humano normal. Nos sentimos tristes sempre em resposta a uma perda, a um desapontamento ou fracasso. A tristeza não compromete nosso raciocínio ou desempenho. Quando estamos tristes e recebemos uma boa notícia, melhoramos o nosso humor. Por exemplo, vamos supor que Aninha está com viagem marcada, porém na véspera da viagem, soube que não poderia ir por causa de compromissos de trabalho, devido a isso, ficou mt triste, mas continuou sua vida, seu trabalho, sua rotina diária, após uma semana, já estava mais conformada e planejando a viagem para outro período. A concentrção e a disposição estavam novamente recuperadas.

Já a depressão pode se iniciar vagarosamente, assemelhando-se a uma tristeza mais intensa, acompanhada de vários sintomas, como desinteresse, alterações do apetite, e do sono, e dificuldade de concentração entre outros. Por exemplo, uma pessoa que sempre teve a vida ativa, de repente começa a se perceber mais desanimado muito inseguro para tomar decisões, no tabalho seu rendimento diminui como também em qualquer atividade, começa a notar falta de apetite, tem medo de morrer e não pensa em se matar, mas gostaria de sumir, nos finais de semana tem ficado em casa e muitas horas na cama sem dormir.

A depressão é uma doença que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento.

Como em qualquer doença, quanto maior o conhecimento do paciente sobre a depressão, mais ele pode se ajudar.

Existem vários tratamentos para a depressão. Certamente o esquema mais eficaz é a associação de psicoterapia e antidepressores, essa associação é fundamental.

Terapia
Ao lado dos antidepressivos que só podem ser receitados por médico no caso, psiquiatra, é recomendável o tratamento com uma psicóloga, que no caso entrará em contato com os apectos emocionais do paciente, buscando assim um redirecionamento para a sua vida pessoal, familiar, conjugal, social, profissional, afetiva...isso porque quando o indivíduo chega ao consultório encontra-se num vazio profundo, sem perspectiva de vida, sem sonhos, sem o controle de sua própria vida, pois a depressão limita tais controles.
Qual é então o papel da terapeuta?
Buscar junto com o paciente as causas dessa angústia, apatia, desinteresse, tristeza, desânimo, etc. E ver junto com ele que momento ele perdeu o controle de sua vida, o porque disto ter acontecido e por intermédio deste acolhimento, desta empatia entre terapeuta e paciente, fazer com que o indivíduo resgate o seu papel enquanto pessoa, no meio familiar, conjugal, profissional, social passando a ter consciência de sua importância enquanto autor e construtor de sua trajetória pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário