Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

PÔR DO SOL



















O pôr-do-sol ou pôr do Sol ou ocaso é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste que pode ser considerado como um processo inverso do nascer do sol que é quando o sol aparece no horizonte na direção leste. Este acontecimento verifica-se todos os dias em todas as regiões compreendidas entre o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico. Ao período do dia em que ocorre o pôr-do-sol dá-se o nome de "ocaso". Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o Sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial.


O pôr do sol é normalmente mais brilhante do que o nascer do sol, pois a matiz de vermelho e laranja são mais vibrantes. A atmosfera responde de diversas formas à exposição da luz solar. Em particular, no final do dia, a atmosfera tende a reter uma quantidade maior de partículas em suspensão do que no início do dia. Durante o dia, o sol aquece a superfície terrestre, diminuindo assim a umidade do ar e aumentando a velocidade e a turbulência dos ventos, o que acaba por levantar a poeira para o ar. Contudo, as diferenças entre o nascer do sol e o pôr do sol, em alguns casos, também dependem das peculiaridades geográficas do local de onde o evento esta sendo observado. Um bom exemplo é a observação em uma praia onde o Sol nasça no oceano e se ponha no continente.


Como a luz do Sol sofre um desvio gerado pela atmosfera, o sol ainda pode ser visto depois de já estar atrás do horizonte físico. Este efeito também se manifesta durante o nascer do sol. Outra curiosidade gerada pela distorção da luz solar pela atmosfera é que o sol também aparenta ser maior no horizonte, uma ilusão de ótica similar a que ocorre com a Lua.


Duração


A duração do pôr do sol varia com relação ao período do ano e com a latitude da região na qual o evento esta sendo observado. Mudanças na duração são geralmente ocasionadas pela inclinação e pelo movimento do planeta em sua órbita. Por exemplo, no hemisfério norte, o pôr do sol mais precoce não ocorre durante o solstício de inverno, final de dezembro, mas sim durante o início de dezembro. Outro exemplo é o mais tardio pôr do sol, que em vez de ocorrer em torno de 21 de junho, surge no início de julho. O mesmo fenômeno também ocorre no hemisfério sul, com exceção das datas, que são trocadas. Durante uma ou duas semanas, durante ambos os solstícios, tanto o pôr quanto o nascer do sol ocorrem ligeiramente mais tarde ou mais cedo a cada dia, uma das características da troca de estações. Este fenômeno ocorre até em regiões equatoriais, onde a troca das estações é dificilmente notada.


Bjão e Aproveite bastante seu final de semana ;)

8 comentários:

  1. Oi Roberta!
    Momento singular, o pôr do sol.
    Subimos agora na Chapada Diamantina, no Morro do Pai Inácio só para desfrutar da beleza do por do sol. Foi liiiiindo e por mais que se tente nenhuma lente é capaz de captar fielmente a beleza do momento.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Para mi o por de sol sempre foi algo de muito importante para mim..um dia explico...rs..bjs querida que adoro..bom dia..

    ResponderExcluir
  3. Oi Roberta
    Amo ver o por do sol!!!!!!!
    Divino!
    Beijinhos querida

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria!
    Imagino a beleza em assistir o pôr do sol na Chapada Diamantina, deve ser bárbaro!!!
    Bjão querida;)
    Rô!

    ResponderExcluir
  5. Oi Quim!!
    Uhm...quero saber..rsrs
    Bjão meu amigo;)
    Saudades!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mônica!
    Realmente é divino ver o pôr do sol, eu tbém amo!
    Bjokass minha querida;)

    ResponderExcluir
  7. Um dos espetáculos mais lindos que temos ao nosso alcance como uma grande dádiva recebida!

    Beijoquinhas super em seu coração Roberta!

    Verinha

    ResponderExcluir
  8. Oi Verinha!
    Realmente..é um grande espetáculo da natureza :)
    Bjokinhas super em seu coração!
    Rô!

    ResponderExcluir