Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

YIN E YANG


























Na concepção chinesa do mundo, o universo consiste em yang - o elemento masculino e em yin, o elemento feminino.
Em 1850, o filósofo Ralph Emerson em seu ensaio sobre a filosofia oriental, descrevia que o yin-yang estava presente na polaridade, na ação e na reação, na escuridão e na luz, no calor e no frio, no masculino e no feminino, na inspiração e na expiração, no ritmo do sangue, nas forças centrífuga e centrípeta.


Tudo na natureza é dividido, de modo que cada coisa constitui uma metade que precisa ser completada por uma outra coisa, como o espírito e a matéria, subjetivo e objetivo, interior e exterior, movimento e repouso. Os pólos se complementam entre si para que exista um equilíbrio dinâmico".


Yin e Yang são inseparáveis. Seu simbolismo é representado por um círculo dividido em duas metades iguais por uma linha sinuosa. A parte preta é yin e a outra branca, yang. Podemos observar que o comprimento da separação das cores é igual a circunferência exterior e que o contorno de cada metade yin e yang é igual ao perímetro da figura. Cada um dos elementos contém o germe do outro, na forma do ponto claro ou do ponto escuro.


Na visão cabalista, o yin-yang representa o céu e a terra, presos um ao outro abraçando-se mutuamente. Para os chineses, o yin-yang significa que o tempo (e o espaço) é "Uno", ou seja, a matéria e o espírito também. A ação de uma pessoa resulta em uma reação boa ou má. Tudo no ser é yin ou yang, com a dupla possibilidade de evolução ou involução.


Christopher Markert em seu livro Yin-yang - polaridade e harmonia em nossa vida, explica que só é possível ser feliz e ter sucesso quando se vive em sintonia com as forças cósmicas como o consciente e inconsciente, corpo e espírito, ideal e realidade, doce e salgado, direita e esquerda, dia e noite etc. Cada pólo portanto, tem valor idêntico ao outro, onde estes se complementam e se necessitam mutuamente.


Se o equilíbrio for perturbado, ambas as partes mostram o seu lado destrutivo e maléfico. A meta não é incentivar um pólo em prejuízo do outro, mas visar um equilíbrio que beneficie ambos os pólos. A vida busca o equilíbrio correspondente a cada lugar e a cada momento. Um homem pode tomar uma iniciativa na parte da manhã, e a tarde, a mulher pode ser a responsável. Ao acordar por exemplo, a pessoa pode tomar uma decisão "prática", mas a noite pode seguir a "intuição". Isto é yin e yang.


O yang é: masculino, pai, céu, deus-pai, Sol, consciente, compreensão, lógica, eu, condição desperta, cabeça, forma, ter, tensão, voltado para o exterior, decidido, risco, só, gasta energia, construtivo ou destrutivo, abstrato, ordenado, sóbrio, patriarcado etc.


O yin é: feminino, mãe, terra, mãe-terra, Lua, inconsciente, sentimento, intuição, eu interior, condição de sonho, coração, conteúdo, ser, relaxamento, voltado para o interior, segue o fluxo da vida, pacífico, atraído pela comunidade, economiza energia, cura e preserva, orgânico, fluente, sóbrio, matriarcado etc. De acordo com os ensinamentos chineses, o conceito yin-yang poderia ser exposto assim:


Confie no seu julgamento



Dê para que possa receber



Mantenha a confiança na ordem do universo




O inimigo torna-se seu amigo porque este lhe mostra suas fraquezas, pois sabe aquilo que você desconhece. Portanto, aprenda com ele.



O que ocorre no dia-a-dia, bom ou mau foi causado direta ou indiretamente por você



Os obstáculos fortalecem



Quem evita as dificuldades não pode continuar sadio e feliz



Sinta-se responsável pela sua vida



Tudo está em constante mutação tanto no universo com na vida dos seres humanos.

Nem a terra nem o céu são perfeitos, mas juntos podem formar a perfeita harmonia. Yin e yang são vistos como um jogo harmonioso, e não competitivo. É discernir que ambos os elementos contém aspectos fortes e fracos.

Conflitos ocasionais entre os dois elementos são inevitáveis. Na verdade, a maneira de o ser humano conseguir criar a harmonia interior e exterior. A vida harmoniosa só pode ocorrer através do jogo vital do yin e yang, um caminho para chegar ao "Uno".




Monica Buonfiglio




Tenha um lindo dia!!!


9 comentários:

  1. Desde criança vivi essa milenar dualidade, toda vez que tomava café com leite e antes disso nos micro segundos que piscava e a luz dava lugar ao escuro sem que eu nem percebesse.
    Ótimo final de sábado para você!

    ResponderExcluir
  2. Chuva de corações em sua vida!!! *.*.♥.*♥*.*.♥.*.* *.*.♥.*♥*♥.*.♥.*.*♥ *.♥*.♥.*♥*.*.♥.*.*♥ *.*.♥.**
    Beijos, ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Rô ...esse equilíbrio é difícil de conseguir.....mais difícil ainda de manter..bjs querida..boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Oi Roberta querida
    É isto mesmo! Precisamos de harmonia para viver!
    Não é fácil mas... tento sempre me harmonizar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Rô,
    Passando para lhe agradecer a visita estava mesmo precisando de ouvir suas sábias palavras...
    Tenha uma semana iluminada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberta!
    Que precisamos da harmonia para viver é certo, mas que é difícil encontrar este equilíbrio é mais certoa ainda. É tãoo reconfortante ler sobre estas coisas.

    Beijos e uma semana de paz!

    ResponderExcluir
  7. Bem escrito.

    De algum modo eu falo do Yang-Ying em:

    http://mesdre.blogspot.com/2011/08/sinto-muito.html

    http://mesdre.blogspot.com/2011/07/o-i.html

    ResponderExcluir
  8. Obrigada a todos vocês.. pelos comentários e pelo carinho!!
    Grande beijo no coração de cada um;)
    Rô!

    ResponderExcluir