Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

OUÇA BEM





"Fique atento para gravar frases incríveis que as crianças dizem e ainda aprender mais sobre si mesmo."

Ouvi uma avó lamentar, recentemente, o fato de não ter registrado por escrito as coisas que seus filhos, hoje adultos, falaram quando crianças.

É verdade: um bom ouvinte é capaz de reconhecer frases sensacionais criadas por crianças e histórias simplesmente encantadoras que elas nos contam.
É impressionante como elas são capazes de expressar o que sentem e pensam de maneira genial, criativa.
Uma professora de educação infantil tem o costume de escrever em um caderno tudo o que escuta de seus alunos e julga digno de nota. Dê vez em quando, ela relê esse mterial e se emociona com tudo que já testemunhou.

Essa é uma dica para quem tem filhos pequenos: anotar as frases que merecem ser lembradas e, mais tarde, presentear o filho com esse caderno de registros.

Uma das histórias que essa´professora me contou merece ser compartilhada com você, caro leitor. Alguns anos atrás, ela acompanhava uma classe de criança de quatro anos. Um dos aluninhos, peralta ao extremo, costumava a morder seus colegas quando esses o atrapalhavam. E isso era motivo para muitas reclamações das mães dos colegas da sala e da própria professora, que nem sempre conseguia se antecipar ao garoto para impedir a mordida.
Pois bem: um dia em que a professora estava com a paciência um pouco curta, o garoto foi lá e soltou uma bela mordida no colega que recusou a companhia dele em uma brincadeira.
A professora não teve dúvida: sentou ao lado do garoto soltou um longo discurso a respeito do que podia e não podia acontecer na sala, de que colega precisava ser respeitadoo etc. e tal.
Ela só deu conta de que a sua fala fora exagerada ao ouvir a resposta do menino:
"Professora, eu mordi pouco, mas você mfalou muito!".

Pensando bem, um ouvinte atento não apenas grava na memória frases incríveis como essa, mas também reflete sobre o que escuta e aprende muito a respeito de si mesmo e de como se relaciona com o mundo infantil e com as próprias crianças.

Essa professora, por exemplo, disse que aprendeu a ser uma professora melhor depois de dormir muitas noites com a frase do menino na cabeça. "Falar menos e agir mais com as crianças é o que de melhor podemos fazer por elas", relatou.

Verdade, não é?

Uma leitora escreveu uma vez para contar a dificuldade que tinha de se comunicar com o filho de modo que ele entendesse o que ela queria expressar.
É: de pouco adianta falar com a criança tendo como referência o mundo adulto e a sua linguagem. E hoje, quando a infância está desaparecendo, fica bem mais difícil para o adulto encontrar uma via de comunicação com os pequenos.
Essa leitora passeava com seu filho de cinco anos pelas ruas da cidade quando cruzaram com um grupo de anões (pessoas de baixa estatura, segundo a linguagem politicamente correta).
O garoto demonstrou perplixidade frente a essa situação por não conseguir entendê-la. Como aquela imagem não encaixava em seu refencial, ele pediu a ajuda da mãe para dar um sentido ao que via. A mãe bem que tentou, mas não conseguiu ajudar o garoto.
Foi então que ele sintetizou sua dúvida: "Mãe, eles são gente grande ou gente pequena?".
Foi dessa maneira genial que o garoto fez a mãe entender o que ele precisava saber.
Ouvir as crianças, pensar no que dizem, ficar atento à maneira como elas combinam sentimentos, imagens e pensamentos e traduzem isso em palavras é um ótimo recurso para se comunicar verdadeiramente com elas.


TENHA UM BOM DIA COM SORRISO NO SEU LINDO ROSTO!!!

6 comentários:

  1. “Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular. Escutar é complicado e sutil ...”

    "Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma. Daí a dificuldade..."

    Rubem Alves

    Então vamos começar a utilizar a arte da escutatória, falar menos e escutar mais...
    Beijos, ótima noite

    ResponderExcluir
  2. Oi Keila!
    Muito bacana e interessante seu comentário..complementou o sentido da mensagem..íncrivel...
    Bjão e ótima noite
    Roberta

    ResponderExcluir
  3. O meu guri tem frases que ficaraão na historia d humanidade..kkkkk.bj querida te adoro...

    ResponderExcluir
  4. Oi Roberta!
    Saber escutar é um dom! Ao ouvir com o coração escutamos mais. Também me marrependo de não ter registrado isso. Hoje meus netos saem com cada uma!nooooossa!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Quim!
    Que bacana!!
    Bjão e boa noite!
    Roberta

    ResponderExcluir
  6. Oi Val!!
    Legal seu comentário..ouvir com o coração escutamos mais!
    Bjão e boa noite:)
    Roberta

    ResponderExcluir