
O que é amor, sem dar?
Sabe-se que a atenção é necessária para que se tenha concentração, para que se possa estar presente ao momento vivenciado, para que se alcance um bom desempenho na realização das atividades, para que se possa selecionar o que é importante do que não é importante, fazer escolhas, para que se possa ter uma boa utilização dos sentidos.
Por outro lado o que pode gerar a falta de atenção?
Dispersão, dificuldade em se concentrar, selecionar, escolher e aprender.
No caso da criança em idade escolar, que tipo de ambiente é propício ao aprendizado? Como deve ser a sala de aula para permitir um ambiente facilitador?
Questões familiares, sociais, individuais podem interferir no estado de atenção do aluno?
Segundo Luria (apud Nogueirol, 1999, p.35), “A atenção é um requisito básico para a aprendizagem”.A atenção e a concentração são extremamente necessárias para as diferentes áreas de aprendizagem com que os alunos irão se deparar durante o ensino escolar. Desenvolver todos os seus potenciais, do ponto de vista físico, emocional e cognitivo dependerá de sua habilidade de organização, concentração, memorização, enfim, todas as nuances que envolvem a função atenção.
Porém é importante notar que a aprendizagem depende de inúmeros fatores e não somente da atenção. Zabala (1998) esclarece: “As aprendizagens dependem das características singulares de cada um dos aprendizes; correspondem, em grande parte, às experiências que cada um viveu desde o nascimento; a forma como se aprende e os ritmos da aprendizagem variam segundo as capacidades, motivações e interesses de cada um dos meninos e meninas; enfim, a maneira e a forma como se produzem as aprendizagens são o resultado de processos que sempre são singulares e pessoais”.
A indisciplina na família faz com que a convivência fique muito prejudicada. Pai reclamando da luz acesa, mãe reclamando da bagunça no quarto e quando o filho responde mal, fica ainda pior. Isso nos faz pensar, quando tudo isso iniciou. Na formação dos pais? Nas situações do cotidiano?
Alguns fatores que interferem na constituição da disciplina, estabelecidas pelos pais na educação dos filhos:
- os valores morais que sumiram do nosso cenário e que são reforçados pelas escolhas estabelecidas em família (televisão, música, política e a falta de diálogo aberto a respeito destes valores e escolhas);
- a ausência dos pais na vida da criança que gera uma necessidade familiar de serem mais permissivos do que devem em razão de um sentimento de culpa falta da presença;
- a dificuldade dos pais em serem enérgicos na educação de seus filhos, por receio de causarem traumas;
- o contraponto entre a geração passada que viveu numa repressão sócio-histórica e a atual idéia de liberdade total, resultando em valores distorcidos.
Todos estes fatores levam os pais a agirem de maneira indisciplinada e com isso há repetição das ocorrências no cotidiano, ocorre o desrespeito de ambas as partes, (pais e filhos) e com isso a internalização da indisciplina. Mas quando a indisciplina se inicia mesmo? Qual seria seu ponto de partida?