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Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

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"DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"



Qual a seria então a importância da atenção para a aprendizagem?

Sabe-se que a atenção é necessária para que se tenha concentração, para que se possa estar presente ao momento vivenciado, para que se alcance um bom desempenho na realização das atividades, para que se possa selecionar o que é importante do que não é importante, fazer escolhas, para que se possa ter uma boa utilização dos sentidos.


Por outro lado o que pode gerar a falta de atenção?
Dispersão, dificuldade em se concentrar, selecionar, escolher e aprender.

No caso da criança em idade escolar, que tipo de ambiente é propício ao aprendizado? Como deve ser a sala de aula para permitir um ambiente facilitador?
Questões familiares, sociais, individuais podem interferir no estado de atenção do aluno?

Segundo Luria (apud Nogueirol, 1999, p.35), “A atenção é um requisito básico para a aprendizagem”.A atenção e a concentração são extremamente necessárias para as diferentes áreas de aprendizagem com que os alunos irão se deparar durante o ensino escolar. Desenvolver todos os seus potenciais, do ponto de vista físico, emocional e cognitivo dependerá de sua habilidade de organização, concentração, memorização, enfim, todas as nuances que envolvem a função atenção.


Porém é importante notar que a aprendizagem depende de inúmeros fatores e não somente da atenção. Zabala (1998) esclarece: “As aprendizagens dependem das características singulares de cada um dos aprendizes; correspondem, em grande parte, às experiências que cada um viveu desde o nascimento; a forma como se aprende e os ritmos da aprendizagem variam segundo as capacidades, motivações e interesses de cada um dos meninos e meninas; enfim, a maneira e a forma como se produzem as aprendizagens são o resultado de processos que sempre são singulares e pessoais”.


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