Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO










De acordo com uma pesquisa feita em Paris, na França, revelou que 76% dos entrevistados acreditam que a presença de um animal doméstico favorece a comunicação entre os membros da família.

Cão, gato, pássaro, peixe e tartaruga são os animais de estimação prediletos das crianças, adolescentes e adultos.
Os resultados da pesquisa confirmam a importância desses animais no desenvolvimento da afetividade de crianças e adolescentes.

Pode se dizer que o fato do animal estar permanentemente disponível para o convívio com os seus jovens donos torna um fator-chave para o relacionamento entre os familiares.

As crianças que se criam com animais de estimação apresentam muitos benefícios. O despertar de sentimentos positivos para o animal pode contribuir para a auto-estima e autoconfiança da criança. Um bom relacionamento com os animais pode também ajudar no desenvolvimento na comunicação não verbal, a compaixão e empatia.

Ter um animal de estimação também requer cuidados e estes cuidados, orientados por um adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade. Pode se dizer que cuidar da limpeza do animal e do seu habitat, cuidar da sua alimentação, medicá-lo quando necessário, também favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, da frustração à alegria e até à morte. É neste aspecto da vida e da morte que o animal de estimação tem um papel muito importante, pois a criança aprende a lidar com a perda e com a dor.

Enfim, são inúmeros os benefícios de ter um animal de estimação em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário