Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

VEGETARIANOS














Para vocês que têm interesse sobre os diversos tipos de vegetarianos, conheça as diferenças, pois não são todos iguais.

OVOLACTOVEGETARIANOS
Não comem carne de nenhum tipo, mas consomem ovos, leite e derivados. Em geral, quando alguém diz que é “vegetariano”, é essa dieta que ele segue.

LACTOVEGETARIANOS
Provavelmente o mais numeroso dos grupos, já que essa dieta é predominante no sul da Índia – por razões religiosas. Nada de carne, mas leite e derivados estão liberados. O ovo é terminantemente proibido, por conter a “vibração da vida”.

VEGANS
Não consomem nada de origem animal: carne, ovos, leite, mel. Roupas de couro, lã e seda também estão proibidas.

SEMIVEGETARIANOS
Aquelas pessoas que afirmam ser vegetarianas, mas abrem exceções para peixes ou aves. São vistos com desdém pelos outros grupos. A principal razão para essa dieta, que recusa só a carne vermelha, é o cuidado com a saúde.

MACROBIÓTICOS
Dieta tradicional japonesa, que pode ser vegan, ovolactovegetariana ou incluir peixe. Há várias restrições – a dieta acompanha as estações do ano, o cardápio tem que incluir uma árvore toda, da semente ao fruto. Como foi elaborada no Japão, a macrobiótica não contempla a realidade brasileira (as estações do ano, por exemplo, são diferentes aqui). Isso pode levar a deficiências alimentares.

CRUDIVORISMO
Só comem vegetais crus. É preciso cuidado com essa dieta, porque ela exclui os grãos, que são as melhores fontes de proteína e ferro dos vegetarianos. Há risco de desnutrição.

FRUGIVORISMO
Os frugivoristas não só rejeitam carne, como evitam machucar ou matar vegetais. Por isso, comem apenas aquilo que as plantas “querem” que seja comido: frutas e castanhas. Consideram o consumo de folhas, caules e raízes uma violência. A dieta não é das mais saudáveis, já que é pobre em proteínas e em minerais.


5 comentários:

  1. Me encaixo na opção: OVOLACTOVEGETARIANOS. Muito bom saber dessas distinções, o difícil, cara Roberta, é explicar as pessoas o motivo pelo qual escolhi essa opção de vida. rs

    ResponderExcluir
  2. Oi Elvis!
    Seja sempre bem vindo no Mundo dos Eus!
    Que bacana saber que você se encaixa neste tipo de vegetarianos, eu sou semivegetariana. Depois podemos falar sobre estas escolhas, acho bem legal..rs!
    Estarei sempre visitando suas postagens!
    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Bastante esclarecedor. Penso muito, muito mesmo, em parar de comer carne. Mas eu tenho que admitir que por ora apenas penso, não consigo deixar. Dizer que isso é coisa de gaúcho pode ser uma boa desculpa, mas eu, nesse ponto, não nego os costumes do lugar de onde venho. Apesar de ser de uma cidade com mar, e isso consequentemente signifcar que cresci entre carnes de peixe também, churrascaria era programa de domingo. Eu sei, é triste. Mas um dia eu chego lá.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ulisses....legal o seu comentário!
    Penso que se for para você se tornar vegetariano, pode ter certeza, que na hora certa e naturalmente você estará em uma dessas escalas!
    Abraço e boa semana!
    Roberta

    ResponderExcluir
  5. Sou vegetariana consciente. Sempre curei as doenças que apareciam em mim e nos meus filhos
    deixando as carnes de lado.Quando sentia alguma coisa eu só me alimentava de sucos , legumes e verduras cruas. assim fazia com meus filhos. Hje vejo que a nossa saúde está nos alimentos. Passei então a ser vegetariana ferrenha e tenho muita saúde. Se as pessoas experimentasse essa dieta o mundo não teria tantas doenças. É preciso muito esforço, mas chega lá. Obrigada Roberta. Bjs

    ResponderExcluir