Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

BULLYNG






Bullyng tem origem na palavra bully, que significa valentão, brigão. É compreendido que bullyng se refere à ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Agora vamos imaginar crianças e adolescentes que vivenciam situações ameaçadoras e constrangedoras, dentro de qualquer estabelecimento, seja na escola, universidade, dentro de casa - família, vizinhança e locais de trabalho.

O quanto essas agressividades intencionais, tanto verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, deve afetar o aspecto emocional deste jovem que ainda está no processo de desenvolvimento de sua personalidade.

O bullyng chega afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

Crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas, podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.

Por tudo isso é extremamente importante levar à serio o primeiro sinal.

Por isso a grande e fundamental importância do trabalho preventivo, seja por meio de palestras, vídeos/dvds, leituras, rodas de conversas, qualquer tipo de prevenção é importante e necessária.

Dica de leitura: Como prevenir a violência nas Escolas e Educar para a Paz.

4 comentários:

  1. Realmente, o Bullyng é algo que merece ser combatido. Conheço vários casos entre os meus amigos. Alguns deles têm problemas até hoje. Alguns deles tentaram suícidio e até mesmo violentar o opressor. As marcas da infância estão presentes até hoje.

    Até mais...
    abraços...

    João Fábio Sommefeld
    http://coisasdojaum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana por aqui...temais atuais muito bem colocados!

    []s

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita Roberta...
    Sobre o tema, lembrei que tenho um pequeno argumento de um conto que nunca escrevi...
    Uma mulher, após ver seu filho adolescente cruelmente intimado, humilhado e finalmente assassinado, pretende entender as possíveis causas que levaram a um outro rapaz, a cometer esse e outros crimes em serie.
    Por uma experiência bem sucedida, consegue viajar no tempo e passa, não só a vigiá-lo nos primeiros anos de vida, como também perturbá-lo. Friamente, rapta-o e tortura inúmeras vezes, como forma de vingança.
    No final entende que suas agressões são os reais motivos dele tornar-se um assassino no futuro...

    Parabéns pelo Blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Não acho nenhuma graça em violentar as pessoas
    no meu tempo isso não existia! Acho que as autoridades precisam tomar uma providências quanto ao Bulling.Isso não pode continuar. Palestras, videos, pode ajudar, mas a família tem que se responsabilizar tomando providências desse ato cruel. Isso não é bricadeira. É preciso ter mais amor pelo próximo. Buscar a Deus para viver uma vida abunbante. f

    ResponderExcluir