Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

ANIMA E ANIMUS






O tema abordado hoje foi escolhido especialmente para você que tem interesse sobre as características da energia feminina no Homem - Anima, e as características da energia masculina na mulher - Animus.

Vamos discutir sobre a importância deste equilíbrio no Ser humano e o quanto este conhecimento contribui para o bom e harmonioso relacionamento afetivo.

Segundo Jung, os arquétipos da anima e do animus trazem como temas potenciais da alma, o encontro com o outro e suas vicissitudes.

Segundo Jung (2003:150) os arquétipos da anima e do animus estão presentes no homem e na mulher, tanto em características físicas e hormônais do homem, que são vistas no corpo da mulher e vice-versa, como também no aspecto psicológico, nota-se que ambos os sexos se complementam e contêm elementos similares um do outro.

Por meio das experiências milenares que o homem teve relacionando-se com a mulher, a Anima representa o princípio feminino inconsciente do homem.

A primeira experiência e a mais importante para o homem, é o contato com a mãe, e é neste primeiro contato que ele recebe a projeção da Anima a mãe ou da pessoa que ocupou tal papel.

No decorrer do desenvolvimento essa imagem poderá ser transferida a outras mulheres a irmã, à professora, à namorada ou esposa que no caso terá um enfoque principal.

Caso o homem não tiver substituído à projeção da Anima de seu primeiro objeto, ou seja, da mãe, a busca pela namorada e ou esposa o levará a repetir o papel de filho, transferindo para a namorada aspectos infantis e esperando da mesma característica do imago materno.

A anima tem dois aspectos: o positivo e o negativo. No aspecto negativo é quando o homem revela sua vaidade de maneira exagerada, expressando-se de maneira explosiva e mostrando-se com o humor alterado. No aspecto positivo é quando a Anima do homem demonstra por meio de atitudes sua sensibilidade, expressando a sensualidade, calma e carinho.

O Animus tem a mesma característica que a Anima, representa os aspectos masculinos no inconsciente da mulher.

Tratando-se das experiências milenares que a mulher vivenciou na relação com o homem.

Esse arquétipo refere-se ao padrão de homem que a mulher pretende encontrar.

O primeiro modelo do arquétipo do Animus é o pai, e posteriormente será transferido para o irmão, tio, professor, ator e namorado. No aspecto negativo o Animus revela-se em uma mulher pela maneira rígida e autoritária em se comportar, pela inflexibilidade de opiniões e com a intelectualidade indiferenciada. No aspecto positivo, o Animus manifesta-se na mulher de maneira criativa, funcionando como intermediário entre a consciência e o inconsciente e atribuindo atitudes de confiança e de força intelectual.

O desenvolvimento destes dois arquétipos é de suma importância para a mediação entre os mundos consciente e inconsciente, contribuindo para uma relação coerente entre ambos. Estão intercalados no relacionamento do homem e da mulher, na relação afetiva e no funcionamento com o mundo social, tendo como representação a união e a relação conjugal.

Boa Reflexão e Bom dia!


6 comentários:

  1. Nossa, ótimo texto!!!
    Gostei muito desta reflexão!!!
    Tenha um bom dia!

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Roberta..
    Bem explicativo este texto. Adorei.
    É sempre bom a gente endender como funciona
    e os aspectos que acabam interferindo num relacionamento.
    Um super beijo..aproveite bem seu final de semana!!

    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Fántástico texto reflexivo esse Roberta!.. Muito interessante os temas que aborda por aqui!..

    Uma beijoca em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  4. Olá, Roberta,
    Brigadão pelo comentário em meu blog. Amei este blog seu. Pode deixar que a partir de agora estarei sempre aqui!!
    PARABÉNS!!

    Abração!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá queridos, João, Má, Verinha e George!
    Que bom que vocês gostaram, fico feliz!!
    Beijão e Bom final de semana!!!
    Roberta

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, amei seu texto, pois descobri que eu e meu marido somos anima e animus posistivos, então isso explica porque estamos ja ha 27 anos juntos...amei e acho que agora ira durar muito mais tempo...obrigada por essa experiencia...bjin

    ResponderExcluir