Quem sou eu?

Brazil
Psicóloga Junguiana e Psicopedagoga, especializada na análise da assinatura.

Seguidores

OS SIGNIFICADOS DAS CORES E OS EFEITOS NAS PESSOAS










Para você que tem interesse e curiosidade na Psicologia das cores e sobre os efeitos que a cor tem sobre a psique humana, saberá de maneira completa os seus significados.

A Psicologia das cores ainda é um estudo em curso e refere-se aos efeitos que a cor tem sobre a psique humana.

VERMELHO
É a cor mais emocional, normalmente você se sente atraído em usar o vermelho para revelar energia, força, paixão, erotismo, fogo, luxúria, desejo, de sangue, risco de guerra, perigo, atenção e romance. Quando estiver pensando no vermelho, você estará associando questões referentes ao coração, e tudo que se relaciona ao fogo, etc.

PINK
Cor suave que irá entregar os seguintes sentimentos: romance, amor, amizade, feminilidade, a verdade, a passividade, a boa vontade, cura emocional, paz, calma, carinho, maturidade emocional, sabor doce, delicadeza. Pensar nesta cor está relacionado com romance, e com algum gosto bom(paladar).

LARANJA
É uma cor estimulante e é utilizada para ser associada com a vida e saúde. Nos restaurantes, é utilizado para incentivar o apetite. A cor laranja geralmente está associada com os seguintes sentimentos: calor, energia, vitalidade, o sol, amigável, intensa, alegria, trópicos, criatividade, um crescimento de coisas, outono, a terra, estimulantes do apetite e da juventude. Quando esta cor vier em sua mente, lembre-se das frutas, do amanhecer, etc.

MARRON
É um tom terroso, que tem cor, aparência e geralmente está associado com o crescimento e a vida. Emoções expressas pelo marrom: terra, pensamento materialista, credibilidade, conforto, durabilidade, estabilidade, simplicidade, longevidade, intimidade, tranquilidade, contentamento, fertilidade, a generosidade, a sujeira, trabalho duro. Quando estiver pensando no marrom deve pensar em terra, madeira, construções, realizações, etc.

OURO
é uma cor que exerce riqueza e tem um sentido geral de classe a ele associados. A fim de ser utilizado corretamente para obter essas conotações. Dinheiro e riqueza são as duas principais associações, e universal com a cor ouro. Quando pensar em ouro você deve pensar em casamentos, riqueza, etc.

AMARELO
É a cor ideal para estimular a atividade mental e é uma das cores primárias da atenção. É indicado não usar esta cor em tom leve, por perder o efeito da cor. Emoções típicas da cor amarelo são: inteligência, luz, cooperação, luz do sol, alegria, felicidade, energia, otimismo, pureza, carinho, honra, prudência (apenas quando usado em pequenas quantidades), imaginação, esperança, verão, filosofia, incerteza, intranquilidade, de glória e iluminação. Quando você estiver pensando nesta cor, relacione ao sol, religião e precauções.

VERDE
É uma terra e de apaziguamento, também pode indicar inteligência. Normalmente verde está associado com as seguintes emoções: terra mãe, cura física, sucesso monetário, abundância, fertilidade, crescimento, renovação, estabilidade, juventude, a resistência, a frescura, a natureza, ao ambiente tranquilo, refrescante, calma, imortalidade, boa sorte, árvores, grama, vigor, harmonia, simpatia. Quando pensar na cor verde você deve pensar em dinheiro, saúde e tranquilidade.

AZUL
É a cor da sabedoria e da confiança, que é também a cor preferida de 2/3 de pessoas no mundo, e é a cor que a maioria das culturas aceitam. Isto pode ser porque o céu é azul e a água reflete o céu. É geralmente associada com a tecnologia e progressiva criatividade. Os sentimentos mais comuns que as pessoas têm com o azul são: comunicação, sabedoria, proteção espiritual, inspiração, calma, tranqüilidade, fluidez, água, mar, paz, mais elevados pensamentos, devoção, progresso, liberdade, limpeza, segurança, confiança, ordem, conforto, idéias, inteligência, lealdade, compaixão, tristeza, efetividade, empatia, o relaxamento, amizade, inspiração, paciência, contemplação, infinito, harmonia, não ameaçador. Quando pensar no azul, você deve relacionar sobre o oceano, tecnologia, e tranqüilidade.
ROXO
É a cor geralmente associada à realeza e é também a mais apreciada pelos pré-adolescentes, sobre qualquer outra cor. Quando pensar em roxo, os sentimentos mais comuns estão relacionados com: influência, poder espiritual, auto-expressão, dignidade, aspirações elevadas, espiritualidade, nobreza, cerimônia, mistério, transformação, sofisticação, arrogância, sonhos, imaginação, riqueza, extravagância, magia, criatividade, energia, ego, ambição, fama, luxo e poder. Quando pensar no roxo, lembre-se de monarquia, crianças e no luxo.

BRANCO
É uma cor pura, e é normalmente associado a ser bom, é também, a cor mais aceita nas religiões. As típicas emoções derivadas do branco são: espiritualidade, paz, maior autonomia, pureza, virgindade, reverência, humildade, simplicidade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, esterilidade, frio, clínicas, clareza, perfeição, bondade, justiça, segurança, luz, positividade, fé, caridade, união, auto-sacrifício, santidade, divindade feminina. Quando pensar em branco, relacione com igreja, bondade, etc.

PRETO
É uma cor que tem conotações negativas, por vezes misteriosa, e que pode criar imagem errada quando utilizado indevidamente. O típico sentimentos que são derivados do preto são:proteção, repelindo negatividade, poder, sexualidade, sofisticação, elegância, mistério, medo, maldade, o anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, arrependimento, raiva, noite, vazio, autoridade prestígio. Quando pensar no preto, deve pensar no espaço, mistério, etc.

Tenha um dia feliz e colorido;)


8 comentários:

  1. Muito interessante este texto Roberta!.. Gostei!

    Beijocas em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Verinha, que bom que você gostou!
    Tenha um bom dia!
    Bjoss
    Roberta

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei da teoria das cores.... principalmente em brincar com elas nas produções gráficas..... é muito interessante!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi João , tudo bem!
    Também adoro! Deve ser bem legal nas produções gráficas!
    Bjos
    Roberta

    ResponderExcluir
  5. Oi Roberta..
    Vc sempre postando coisas interessantes.

    O meu gostar desta ou daquela cor, depende do momento em que estou. Não sei se isso tem haver com a teoria.
    No momento estou gostando do vermelho..no meu trabalho..
    Um beijinho..
    Até!!
    Ma

    Um beijo...

    Ma

    ResponderExcluir
  6. Oi Má..concordo com vc...tudo vai de acordo com o nosso estado espiritual, não é mesmo?? Teve uma época que eu usava todos os dias a cor laranja..você acredita..rs..é sério..rs.
    Agora sabemos um pouquinho a mais sobre os mistérios das cores..rs
    Bjoss
    Roberta

    ResponderExcluir
  7. Roberta, gostaria de te indicar um blog de uma amiga ( ja considero ). Ela também é psicologa como vc.
    Se quiser visita-la:
    http://npsuzanadrummond.blogspot.com

    Um beijo...
    MA

    ResponderExcluir
  8. Oi Má..obrigada..vou visitar agora mesmo!
    Bjoss
    Roberta

    ResponderExcluir